Quinta, 26 de Maio de 2022
23°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

Alto Piquiri ’Todos pela vida’’

"Carreata em Alto Piquiri recorda a importância da vida, em todas suas etapas e dimensões"

"Qualidade e cuidados com a vida são lembrados, Setembro amarelo, sua vida tem valor

17/09/2021 às 12h21 Atualizada em 17/09/2021 às 14h06
Por: AltoPiquiriNews Fonte: Willians Azevedo
Compartilhe:

Setembro Amarelo é o mês dedicado a prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve inicio no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobe o suicídio, bem como evitar seu acontecimento.

 

Segundo a organização mundial de saúde (OMS) 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil o que significa que o suicídio mata mais brasileiros que o câncer e a AIDS. 

 

Por ser um tema envolto de tabus, os organizadores da campanha acreditam que falar sobre esse tema é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas.

 

As situações que levam a este fim podem surgir de quadros de depressão, bem como consumo de drogas.

 

É por isso que ‘’Todos pela vida’’ é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir situações de atos suicidas.

 

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda.  O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

 

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar um suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV)  pelo DisK 188 e nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município.

 

Esse atendimento fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Falar é a melhor opção, busque ajuda, você não está sozinho.( texto Viviane Moura)

 

Estiveram presente autoridades do município, Prefeito Giovane Mendes e a primeira dama Marilia, Vereadoras Maura e Denise Cabral. 

 

instituições, APAE - diretora Solange Caroline, Cras - Secretária Angélica Campos, Creas- Coordenadora Salete Faedo Cardoso, Unidade de Atenção Primária Saúde da Família I - Claudia Felix, Diretora de Saúde- Letícia Ferdele, Secretário Geral- Ricardo, Secretario de Obras -Welligton Rodrigo Vieira da Silva, UAPSF II/ Clínica da Mulher - Bruna Ariozi, Coordenação de Saúde Mental - Viviane Moura, Conselho Tutelar-Jeferson e Marcilene Décio.

A policia Militar também esteve presente fazendo o acompanhamento e segurança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias