Mas como isso procede? Bom... A psicossomática é a ligação direta entre saúde emocional e a física, ou seja, quando o sofrimento psicológico de alguma forma, acaba causando ou agravando alguma doença visível no nosso corpo.
Já se depararam com aquela doença que o medico depois de exames e testes, não encontra uma causa exata? Pois é, quando uma determinada doença não tem causas orgânicas elas podem vir a ser chamada pelos médicos de doenças psicológicas logo dando significado a psicossomática, doenças causadas por situações, traumas e conflitos da nossa mente.
Existem algumas doenças que nos acomete como: alergias, dores de cabeça: a famosa enxaqueca, dores no estomago a conhecida ‘‘gastrite nervosa’’ entre outras doenças que podem vir a estar relacionados com a nossa saúde mental.
Mas o que a mente tem a ver com o corpo? E eu te ajudo a entender, olhando pela psicanalise, CAMPOS; RODRIGUES, 2005 fala que a pessoa que apresenta sintomas de doenças psicossomáticas internalizou alguns conflitos que ocorre em seu mundo interno, ou seja, na sua mente, Portanto, no psiquismo interno é impregnados representações e afetos em conflitos durante todo o desenvolvimento humano. Com isso, a pessoa pode se deparar com a impossibilidade em conseguir resolvê-los, logo desencadeiam emoções expressas através de sintomas no corpo e de processos mentais. Ou seja, quando nos deparamos com conflitos, traumas e situações das quais não conseguimos resolver ao decorrer de dias ou até anos, a famosa PSICOSSOMATICA pode aparecer para nós expressando que algo não está indo bem em nossa saúde psíquica.
- Reflita como seu corpo esta falando com você, e quais sinais esse esta lhe mostrando, em muitas situações a mente cura o corpo.
Psicóloga Manoela Gazola 0822440.
Graduada em Psicologia Pela Universidade Paranaense.
Pós graduada em Politicas de Assistência Social pela UNINTER.
Psicóloga Clinica em Alto Piquiri.
Mín. 14° Máx. 27°