Quinta, 20 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

Colunista Técnica de Escovação

Dra. Nathalia Volpatto ensina as técnicas corretas de escovação

Você tem escovado seus dentes de forma correta e efetiva?

29/07/2021 às 18h15 Atualizada em 29/07/2021 às 20h09
Por: AltoPiquiriNews Fonte: Dra. Nathalia Volpatto
Compartilhe:
 Dra. Nathalia Volpatto ensina as técnicas corretas de escovação

Meu nome é Nathalia Volpatto, sou cirurgiã-dentista, e hoje vou compartilhar um pouco sobre odontologia preventiva, através de uma técnica correta de escovação que uso no meu dia-a-dia.

 

Escovar os dentes diariamente pode prevenir doenças como a cárie, periodontite, câncer bucal, mas também doenças sistêmicas, como diabetes e endocardite bacteriana.

 

Vamos lá!?
Comece realizando movimentos circulares por toda parte de “fora” dos dentes.

 

Serão necessários cinco movimentos circulares a cada dois dentes, ou região alcançada pela escova. De um lado até o outro, nos dentes de “cima” e nos dentes de “baixo”.

 

Após escovar do lado de “fora”, posicione a escova para o lado de “dentro” dos dentes e realize o mesmo movimento circular, nos dentes de “cima” (superiores) e nos dentes de “baixo” (inferiores).

Após, com o auxílio do movimento “vai-e-vem”, na parte de “cima” de todos os dentes.

E para finalizar, realize o movimento de “varredura” na parte de “trás” dos dentes da “frente”, tanto nos dentes de “cima” como nos dentes de “baixo”.

Além dos dentes, é muito importante realizar a limpeza da língua, pois ela acumula muitos restos alimentares, e além de causar mau-hálito, uma língua sempre suja pode levar a outras doenças mais graves, como lesões pré-cancerígenas.

 

Para a limpeza da língua, também é realizado o movimento de varredura, levando a sujeira da parte de trás da língua para frente.

E se você está com Gengivite, inflamação da gengiva pelo acúmulo de placa bacteriana ou por não fazer o uso correto do fio dental. Pode fazer essa variação no momento da sua escovação.

 

Posicione as cerdas da escova a favor da gengiva realizando movimentos vibratórios curtos de frente para trás, por toda gengiva. E então faça uma varredura em direção a ponta dos dentes, por toda a boca.

Vídeo: https://www.instagram.com/p/CR4A7gJgqTC/

 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.
[email protected].com, ou através das redes sociais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias