Quinta, 26 de Maio de 2022
23°

Poucas nuvens

Alto Piquiri - PR

Saúde Fio Dental

Doutora Nathalia Volpatto fala sobre a importância do uso do fio dental e seus benefícios

A importância do uso diário

12/07/2021 às 21h12 Atualizada em 19/09/2021 às 22h35
Por: AltoPiquiriNews Fonte: Nathalia Volpatto Ferreira
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

 

Para muitas pessoas, usar fio dental é a parte mais chata da higiene bucal, levando-as a negligenciar seu uso, porém, não existe limpeza completa da boca e dos dentes sem este aliado.

Por que usar o fio dental?

Pois ele remove a sujeira que a escova não alcança, limpando corretamente entre os dentes e entre dentes e gengiva, permitindo a integridade e saúde da boca como um todo.

Usar fio dental todos os dias ajuda a reduzir problemas da gengiva e cárie entre os dentes.

Quando utilizado da forma correta, previne perdas dentárias, dor, mau hálito, e infecções.

 

Algumas pessoas alegam não passar o fio dental pois ele promove um sangramento da gengiva. Entretanto, a gengiva em sua condição normal, não sangra.

O que leva a gengiva a sangrar é a gengivite, doença causada pela falta de fio dental, logo, se instala um ciclo vicioso

onde a pessoa não passa o fio dental pois a gengiva sangra, mas a gengiva só sangra pois não passa o fio dental após as principais refeições, todos os dias.

 

Isso gera o acúmulo de alimentos e futura placa bacteriana, que como o nome mesmo diz está recheada de bactérias produtoras de toxinas que causam uma infecção local.
Essas bactérias, podem se alastrar pela corrente sanguínea e chegar a órgãos vitais, um fator de risco, principalmente para pessoas com doenças do coração e diabetes.

 

Ao manter uma rotina de uso do fio, após a limpeza profissional com o cirurgião-dentista, a gengiva não sangrará mais durante a escovação ou uso do fio dental. Para isso, deve ser realizado seu uso correto.

Passo a passo da limpeza entre os dentes:

Enrole quase todo o fio no dedo indicador de uma mão, e dê apenas uma volta no dedo indicador da outra mão, apoiando o fio entre os polegares.
Para passar o fio, deslize-o “abraçando” o dente de um lado, e então do outro, e nesse movimento, entre com o fio dental levemente na gengiva, para remover as sujidades que ali se encontram.

Enrole quase todo o fio no dedo indicador de uma mão, e dê apenas uma volta no dedo indicador da outra mão, apoiando o fio entre os polegares.
Para passar o fio, deslize-o “abraçando” o dente de um lado, e então do outro, e nesse movimento, entre com o fio dental levemente na gengiva, para remover as sujidades que ali se encontram.

O último dente da nossa arcada dentária é esquecido no momento da limpeza, pois muitos acreditam que o fio só é usado entre os dentes, porém, o fio deve ser utilizado entre dente e gengiva também. Promovendo a limpeza completa de toda boca.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida, assista ao vídeo da técnica:

https://www.instagram.com/reel/CRIOxDAgLE1/?utm_source=ig_web_copy_link

Para pessoas que não possuem função motora nas duas mãos, ou não possuem as duas mãos, o fio dental com cabo é indicado.

Ele facilita o uso para quem tem aparelho ortodôntico também.

Dica para você e para o meio ambiente:

Após o uso, descarte o fio dental no lixo.
Muitas pessoas descartam no vaso sanitário, ou no ralo do banheiro, além de entupir ambos, agrava os impactos ambientais e aumenta a chance de matar animais que vivem em corpos d’água.

 

Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail:

[email protected], ou pelas redes sociais https://www.instagram.com/nathaliavolpatto/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias